Esse artigo foi elaborado para destacar os principais pontos sobre o tema Diversidade e Inclusão apresentados durante o evento Kenoby Talks, o maior evento da área de Recrutamento e Seleção do Brasil. Abaixo, mostramos os highlights da palestra “Conhecimento, o primeiro degrau para o sucesso”, com falas de Márcia Maia, Cofundadora e Presidente do Projeto Capacita-me.
Diversidade ou normalidade?
Aqui estão alguns dados da população brasileira, hoje:
- 1,4% da população brasileira apresenta déficit mental;
- 54% é composta por pessoas negras;
- 7,5% são LGBTI+;
- 6,7% são cadeirantes;
- 2,3% têm déficit motor.
Então, nós estamos falando sobre Diversidade ou normalidade? Afinal, 76% da população brasileira é definida como diversidade.
Agora, vou propor algumas perguntas:
- Qual a sua visão sobre diversidade?
- Quanto a sua empresa investe no ser humano?
- Dentro da sua empresa, quantos representam diversidade?
- Quantas pessoas que representam diversidade fazem parte do seu convívio?
- Quantos você poderia dizer que são seus amigos?
Diversidade não é sinônimo de inclusão. Ainda precisamos de uma mudança estrutural nas empresas, um movimento de dentro para fora, entendendo que o respeito ao ser humano em suas especificidades faz parte do normal, entendendo que 76% da população brasileira representam diversidade.
Inclusão: como não tornar um impedimento para o crescimento do meu colaborador?
- Não contratar apenas para cumprir a lei;
- O CEO é a peça chave para uma mudança na sua empresa;
- Promover uma mudança na política interna, a fim de promover uma inclusão consciente;
- A área de Responsabilidade Social precisa ser fortalecida, promovendo a conscientização de todos;
- O treinamento dos gestores é essencial, os líderes precisam estar preparados para inclusão e para proporcionar um ambiente menos hostil;
- O RH é a fundamental por ser a porta de entrada da empresa e a Comunicação também, por fomentar e engajar os valores.
O que a sua empresa ganha com a inclusão?
- Valorização humana;
- Aceitação e respeito pelo diferente;
- Diversidade de ideias;
- Ambiente mais descontraído e colaboradores mais felizes;
- Interação entre gerações;
- Discussões e debates sobre as desigualdades de forma mais madura;
- Quebra de preconceitos estruturais;
- Ambiente mais igualitário e democrático.
Projeto Capacita-me
O Capacita-me é um projeto de responsabilidade social, que oferece de forma gratuita um curso de Atualização de Mercado ao cidadão em situação de vulnerabilidade social. O projeto busca empresas que entendam que a inclusão passa pela equidade. Porque nós não podemos usar a mesma regra para pessoas diferentes, cada um precisa de um olhar diferente. Só assim a empresa ganha em diversidade e qualidade também. Sem esse olhar, é impossível levar a inclusão para a empresa de forma consciente.
Os professores são profissionais voluntários atuantes no mercado. Para fazer parte do Capacita-me, basta estar desempregado, ter mais de 18 anos e se inscrever pelo site do projeto. Existe uma pré-seleção, são desenvolvidos 5 turmas anuais de cursos de 30 horas e, após o curso, há um feirão de oportunidades na sede, onde muitos já saem recolocados.
Em 2019, de 171 cursistas, 48% foram recolocados. Além de atualizações do mercado de trabalho, fornecermos uma gestão emocional, pessoal, financeira e do tempo. Todos podem colaborar, porque o Capacita-me entende que o problema da falta de equidade nas empresas é de todos, então se todo mundo colaborar de alguma forma e assumir uma pequena parcela de responsabilidade, é possível mudar os cenários.
Concluindo…
O movimento que as empresas precisam fazer é de dentro para fora, olhando para os candidatos e os colaboradores e entendendo o que eles precisam.